Encontros
Encontro Sam's Club - 18/12/11
Comentado por Henrique - Diário de Bordo
Igualdade, amizade, união...
Essas são algumas das palavras que marcaram nossos encontros em 2011 e se reafirmam no espÃrito do Natal. É sempre tempo de recordar. Sobretudo quando termina mais um ano, mas também de refletir, para projetar e realizar um futuro cada vez melhor.
Olhando para os carros que participaram do último encontro de 2011 no Sam’s Club, temos motivos de sobra para relembrar, descobrir ou redescobrir... Afinal, cada carro é um pedaço da História nacional e um acervo de diversas histórias individuais. Mini, Puma, Fusca, MP Lafer, Opala, Caminhão Skania... Todos nos fazem pensar nos dois recortes da palavra história.
O FNM-2000, em destaque, pode ser um bom exemplo de resgate da história do automóvel do Brasil dos anos 60. O JK, o Alfa Romeo nacional, lançado em abril de 1960, homenageava o Presidente Juscelino Kubitischek. Teve o nome roubado pela ditadura militar em 1964 e passou a chamar-se FNM-2000, embora na voz de quem conhecia o carro continuasse sendo JK. Aliás, nem todo mundo conhecia o carro, pois a FNM (Fenemê – Fábrica Nacional de Motores), estatal que fabricava o FNM-2000 (JK) sob licença da Alfa Romeo, engatinhava na capacidade produtiva: ao longo de 8 anos foram fabricadas menos de 5.000 unidades desse carro. Com baixa produção e preço elevado, o FNM-2000 era um carro de série já raro em seu tempo, inclusive nos avanços tecnológicos pioneiros no Brasil, como a 5ª marcha à frente, o conta-giros no painel, o motor com duplo comando de válvulas... Além disso, era velocÃssimo para os padrões da época: chegava a 155 km/h e ganhou diversas corridas em Interlagos.
Mas, como disse, além da história oficial imaginemos em quantas outras histórias estiveram presentes esse e cada um dos carros dessas fotos: namoros, passeios, viagens, casamentos, dificuldades, chuva forte, sol escaldante, panes, surpresas, alegrias... Quem é que tendo vivido nos anos 70 não se lembra de alguma história ao ver aquele TL verde partindo? Será aquele TL que vimos passar pela rua da nossa casa, um certo dia, em 1975? Talvez. Seja ele ou não, invariavelmente virão as lembranças do futebol de rua, dos carrinhos de rolimã, das tardes de domingo no Ibira, das pipas coloridas no céu...
Continuemos firmes, fortes, unidos na amizade, para que 2012 traga a todos muitas pipas coloridas, muitos motivos para celebrar a vida com Saúde e Paz.
Galeria de Fotos por Jair Bueno